O Temascal representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo.
O Temascal é uma cerimônia que é conhecida como a “Cabana das Anciãs Pedras”. Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.
Estas pedras são aquecidas e levadas pelo “homem fogo” a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. O cedro, a sálvia, o copal, o “palo dulce”, etc.
Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo.
Neste momento o “temascaleiro” deposita água sobre as pedras para receber as bênçãos da água. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor.
Nestes momentos se manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de “memória do primeiro alento”, a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora.
Dentro do Temascal utilizamos rezos para conviver, para guiar e também cantos, tambores e chocalhos que ajudam a levarmos a cabo nosso propósito, para podermos deixar ali o que necessitamos, para podermos receber o que viemos buscar, para poder se ter uma ajuda do Universo, de toda a Criação.
O QUE É TEMASCAL:
O Temascal é um banho pré-hispânico que se generalizou entre as culturas da América Central e cujos vestígios mais antigos se encontram nas zonas arqueológicas de Palenque (México) e nas Piedras Negras (Guatemala). Ainda assim, suas origens podem ser mais remotas.
É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. Seu uso através da história tem sido tanto terapêutico como ritual em cerimônias, e a sua prática sobrevive na atualidade graças à tradição oral das diversas comunidades indígenas. Seu nome é originado do nahuatl e significa casa de vapor (temaz – vapor, calli – casa). Antes de se entrar no Temascal se faziam rituais, danças e cantos aos deuses dos quatro elementos. Desta maneira havia uma grande integração que possibilitava uma melhor cura mental, física, emocional e espiritual. Esta é uma das maiores jóias que nossos antepassados deixaram como herança.
BENEFICIOS:
1. SISTEMA MUSCULAR
O Temascal permite o relaxamento do sistema muscular. Alivia contraturas musculares (encolhimento de um músculo), dores nas costas (desde os ombros até as cadeiras), dores nas articulações, tendões, etc., graças aos efeitos da temperatura e dos aromas oleosos das plantas que são usadas.
2. SISTEMA CIRCULATORIO
Através da alta temperatura e da ablução de água fresca e ervas aromáticas, consegue-se um aumento da circulação sanguínea até os mais recônditos lugares do organismo. Os vasos sanguíneos se dilatam de uma maneira fabulosa, facilitando a expulsão de toxinas do corpo, bem como a eliminação de ácido úrico, colesterol, etc. Esta movimentação no sistema circulatório ajuda também a corrigir problemas de varizes, úlceras varicosas, formigamento das mãos e pés, pressão alta, etc.
3. SISTEMA IMUNOLÓGICO
O Temascal aumenta a produção de leucócitos (glóbulos brancos) do corpo. Tem-se observado que pessoas que tem experimentado uma série consistente de Temascal e que padecem de doenças crônicas ou recorrentes, diminuem suas enfermidades, e, se adoecem, aumentam sua capacidade de recuperação.
4. SISTEMA ENDÓCRINO
Em um Temascal uma pessoa pode eliminar as toxinas necessárias para depurar o seu corpo pelo suor: ácido úrico, problemas de pele, gorduras, impurezas da pele e minimização da artrite. Além disso, ao suar, melhora-se o funcionamento dos rins. Toda esta eliminação (gorduras, impurezas, etc.) auxiliam num emagrecimento saudável.
5. SISTEMA DERMATOLOGICO
A pele atua como um mecanismo regulador da temperatura interna do organismo. Se a temperatura no Temascal supera, em alguns casos, os 50 C, no corpo existe um mecanismo de auto-regulação interna que não permite ultrapassar os 38 C. A pele é como um terceiro rim, através do qual se podem eliminar as toxinas acumuladas. O que acontece em muitos casos, principalmente nas pessoas que moram em ambientes poluídos é que os seus poros são obstruídos. Com a alta temperatura do temascal estes poros são reativados. A renovação da pele é estimulada, pois a descamação é favorecida. Além disso, é facilitada a formação do manto ácido, vital na proteção das infecções cutâneas.
6. APARELHO RESPIRATÓRIO
Banhos de vapor são largamente empregados no tratamento de gripes, bronquites, asmas, sinusites e rinites. Ao elevar-se a temperatura e combinar-se o vapor com o aroma das plantas medicinais, produz-se automaticamente uma desobstrução das vias respiratórias. É ativada também a sua irrigação de uma forma impressionante, chegando a 7 (sete) vezes das condições normais. Há um aumento do fluxo sanguíneo que somado à expansão dos pulmões e dos brônquios facilita a expulsão das toxinas acumuladas.
7. SISTEMA NERVOSO
Durante o Temascal é produzido um efeito relaxante e estimulante do organismo, ajudando a tratar problemas tais como stress, insônia, tensão nervosa, etc. Além disso, atua a nível psicológico, permitindo uma melhor compreensão de suas questões emocionais e problemas pessoais.
8. PARTO E PÓS-PARTO
Em diversos locais o Temascal é utilizado para este fim. As parteiras tradicionais o usavam como medida preventiva, curativa e durante o parto. A parturiente é banhada com as plantas medicinais. No Temascal, a vulva da grávida se expande, fazendo mais fácil o trabalho do parto. Após o parto, vários banhos com ervas medicinais são realizados para que tudo o que havia se expandido retorne a sua posição original.
.jpg)